🧗Qual a maior dificuldade do ser humano?






1- O auto conhecimento é uma das maiores dificuldade do ser humano?

Todos nós temos nascemos com algumas facilidades e dificuldades, são os chamados pontos fortes e pontos fracos.

 Ao longo da vida vamos ter de aprender a lidar e através disso  fazer nossas escolhas na carreira e na vida pessoal.

Mas para sabermos exatamente quais são nossos pontos fortes e pontos fracos precisamos ter auto conciência que só pode ser adquirida pela auto reflexão.

A autoconciência significa o auto conhecimento que temos de nós mesmos. 

É um sendo de si mesmo, daquilo que somos ou não capaz de fazer e de suportar, saber quais são nossas habilitadades e entender de que forma temos maior chance de cometer erros e de que forma costumamos reagir as situações.

É possível afirmar que desenvolver a autoconsciência e a autorreflexão pode ser desafiador para muitas pessoas.
 
Algumas pessoas podem ter:
  • dificuldade em se ver objetivamente, 
  • dificuldade de perceber suas emoções, 
  • dificuldade de reconhecer os comportamentos e padrões de pensamento de forma imparcial.

Autoconhecimento é um processo complexo que requer introspecção, coragem e honestidade consigo mesmo.


2- Quais são as razões pelas quais algumas pessoas podem encontrar dificuldades em se ver claramente?

Existem muitas razões que uma pessoa pode não se conhecer e se ver claramente e por isso ter dificuldade de entender as suas ações e reações, vejamos:

1. Dificuldade de interpretação de ações e palavras: 

As pessoas tendem a interpretar informações de maneira tendenciosa para proteger sua autoestima ou evitar enfrentar verdades desconfortáveis. Isso pode levar a uma visão distorcida de si mesmas.

2. Medo de ser julgado assumindo seu ponto fraco: 

O medo do julgamento dos outros pode dificultar que as pessoas reconheçam suas vulnerabilidades e fraquezas, o que é fundamental para uma compreensão mais profunda de si mesmas.

3. Complexidade emocional: 

As emoções humanas podem ser complicadas, e algumas pessoas podem evitar confrontar sentimentos difíceis, o que pode prejudicar sua compreensão emocional.

4. Autodefinição através de outros: 

Algumas pessoas podem depender da opinião dos outros para definir sua identidade e, assim, podem ter dificuldade em se ver independentemente da perspectiva dos outros.

5. Autoilusão como maneira de se valorizar: 

É mais fácil e reconfortante acreditar em uma imagem idealizada de si mesmo, o que pode levar à negação de características ou comportamentos negativos.

Embora a autorreflexão possa ser desafiadora, é uma habilidade valiosa para o crescimento pessoal e a autodescoberta. 

 


3- O que pode ajudar no processo de auto conhecimento?


A terapia, a meditação e a prática regular de questionar nossas crenças e comportamentos podem ajudar a desenvolver uma compreensão mais clara de quem somos e como podemos melhorar. 

Lembrando que cada indivíduo é único, e a jornada para se ver claramente pode variar de pessoa para pessoa.


4- Posso me conhecer melhor me olhando no espelho?

O espelho é uma ferramenta óptica muito útil e que pode ajudar em muitos aspectos

Através do espelho é possível fazer exercícios de reflexão ou autoavaliação que podem ajudar a melhorar aspectos da sua vida ou perspectiva para promover o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal através de afirmações positivas de encorajamento para elevar auto estima, reafirmando seus pontos fortes e habilidades. Isso pode ajudar a construir confiança em si mesmo.

O espelho reflete a luz incidente em sua superfície e nos mostra uma imagem reversa de nós mesmos, então por mais qualidade tenha um espelho ele não pode refletir quem realmente somos.  

Embora o espelho forneça uma representação visual de nossa aparência externa, ele não pode capturar completamente quem somos como indivíduos.

Em termos de aparência física, o espelho geralmente reflete uma imagem bastante precisa da pessoa que está diante dele, mas a  reflexão no espelho é baseada na lei da reflexão da luz, que garante que a imagem seja uma representação da aparência externa, mas com uma reversão esquerda-direita.

A imagem refletida no espelho mostra apenas a nossa aparência física externa: rosto, corpo, roupas, etc. Ele não revela nossos pensamentos, emoções, personalidade, valores ou experiências de vida. 

Existem muitos aspectos essenciais de nós mesmos que o espelho não consegue refletir, pois estão além do alcance da visão.



Silviane Silvério - Terapeuta Naturologa e Biomédica. Há mais de 15 anos promovendo Bem Estar e Terapias Integrativas e Complementares. Crth br 1741

5- A percepção de nós mesmos pode sofrer influências?

A percepção que temos de nós mesmos  pode  não  representar a realidade pois pode sofrer alguns tipos de influencias e se não buscamos a auto reflexão e auto conhecimento pode chegar a afetar nossa auto imagem e auto estima. 

Um tipo de influência que pode influenciar a percepção de nós mesmos é a nossa crença sobre nós mesmo, sobre nossa capacidade, que se for influênciada por eventos negativos onde ocorreu episódios e erros e fracassos pode prejudicar a imagem que temos de nós mesmos e isso pode impactar na nossa capacidade de realizações

Outro tipo de de influência que podemos sofrer é a opinião de algumas pessoas a nosso respeito e quando deixamos que isso afete nossos pensamentos e sentimentos de forma negativa pode gerar uma crença errada a respeito de nós mesmos. 

Podemos comparar essas distorções de opinião e crenças que temos a nosso respeito como acontece com alguns espelhos que podem ter distorções ópticas, especialmente espelhos de baixa qualidade ou espelhos que estão danificados, eles alteram a imagem real. 

Além disso, o ângulo de visão e a distância em relação ao espelho podem afetar a percepção da imagem refletida. 

Por exemplo, um espelho convexo ou côncavo pode causar distorções, e se a pessoa estiver muito perto ou muito longe do espelho, pode ocorrer um efeito de alongamento ou encolhimento da imagem.

O nosso verdadeirao eu, a pessoas que somos só conseguimos conhecer  através de muito estudo e reflexão das nossas atitudes e reações, buscando os por quês de determinados sentimentos e emoções.

O auto conhecimento pode ser libertador pois passamos a entender melhor nossas emoções, crenças, padrões de comportamento e motivações, evitando que sejamos influenciados pelas opinões e críticas alheias, evitando tomada de deciçoes impulsivas ou a base de pressão externa, proporcionando maior autonomia  e indepedência emocional, sentindo mais liberdade de escolher nossos relacionamentos, prevalencendo a preferência do nosso desenvolvimento e crescimento pessoal. 



6- Como podemos ter uma percepção melhor de nós mesmos?


A verdadeira compreensão de quem somos vai além da aparência física e requer:
  • autoconhecimento, 
  • reflexão interna, 
  • compreensão emocional  
  • autenticidade. 
Para desenvolvermos autoconhecimento precisamos entender nossos sentimentos, pensamentos, motivações, medos e aspirações, bem como nossas interações com o mundo ao nosso redor.

O espelho pode ser uma ferramenta útil para nos ajudar a nos arrumar, cuidar de nossa aparência externa e obter informações visuais sobre nós mesmos. 

No entanto, para uma compreensão completa e real de quem somos, precisamos explorar nossos aspectos internos, ter coragem de enfrentar as verdades desconfortáveis e desenvolver uma conexão profunda com nossa identidade emocional e psicológica.
 
Isso pode ser alcançado por meio da introspecção, autorreflexão, terapia e crescimento pessoal
 contínuo, sendo uma caminhada que pode perdurar por toda a nossa vida.



Uma jornada de autodescoberta: O que o Eneagrama revela sobre você


A maioria das pessoas acha que sabe quem é, mas a realidade não é bem essa. O que desconhecem sobre si mesmas pode não somente machucá-las, mas também causar problemas em seus relacionamentos. Sem compreender como enxergamos o mundo e como fomos moldados, permaneceremos prisioneiros de nossa própria história. Chega uma hora na vida de todos nós em que é preciso desligar o piloto automático e acordar para a nossa realidade. Ian Morgan Cron e Suzanne Stabile apresentam um modo milenar, mas ainda desconhecido de muitos, capaz de ajudá-lo a compreender sua personalidade e a daqueles que o cercam. Ao apresentar o Eneagrama, figura geométrica de nove pontas que sistematiza grupos de personalidade com simplicidade e eficácia, os autores descortinam o início de uma jornada de autodescoberta de benefícios extraordinários, de compaixão pelos outros e de amor por Deus.

7- Qual música pode relacionar a busca do auto conhecimento com o nosso reflexo no espelho?

Convido você a ouvir uma música do cantor João Nogueira, "Além do Espelho" que aborda o auto conhecimento através do conhecimento dos nossos familiares e que isso pode ser um legado e conexões entre gerações.

A canção retrata a profundidade do olhar e de nossas memórias e sentimentos que podem ser influenciados pelo reflexo das gerações passadas. 

 A música menciona que a nossa vida pode ser uma missão, e essa missão está ligada à continuidade da família e à transmissão de valores e amor entre gerações. 

Isso sugere que o autoconhecimento também está relacionado ao entendimento de nosso papel em uma linhagem familiar mais ampla.

Quando o cantor fala do  medo de que o espelho se quebre pode ser interpretado como o medo de perder essas conexões, memórias e reflexos que constituem a nossa identidade pessoal. 

Isso ressalta a vulnerabilidade e a importância de manter viva a conexão com nossas raízes, saber resignificar e aproveitar o lado bom dos nossos familiares e antepassados. 

No geral, a música "Além do Espelho" explora de maneira poética o profundo impacto que as relações familiares têm sobre a compreensão de si mesmo, refletindo o tema do autoconhecimento em um contexto de continuidade geracional.

 


Além do Espelho
João Nogueira

Quando eu olho o meu olho além do espelho
Tem alguém que me olha e não sou eu
Vive dentro do meu olho vermelho
É o olhar do meu pai que já morreu

O meu olho parece um aparelho
De quem sempre me olhou e protegeu
Assim como meu olho dá conselho
Quando eu olho no olhar de um filho meu

A vida é mesmo uma missão
A morte uma ilusão
Só sabe quem viveu
Pois quando o espelho é bom
Ninguém jamais morreu

Sempre que um filho meu me dá um beijo
Sei que o amor do meu pai não se perdeu
Só de olhar seu olhar sei seu desejo
Assim como meu pai sabia o meu

Mas meu pai foi-se embora num cortejo
E eu no espelho chorei porque doeu
Só que vendo meu filho agora eu vejo
Ele é o espelho do espelho que sou eu

A vida é mesmo uma missão
A morte uma ilusão
Só sabe quem viveu
Pois quando o espelho é bom
Ninguém jamais morreu

Toda imagem no espelho refletida
Tem mil faces que o tempo ali prendeu
Todos têm qualquer coisa repetida
Um pedaço de quem nos concebeu

A missão do meu pai já foi cumprida
Vou cumprir a missão que Deus me deu
Se meu pai foi o espelho em minha vida
Quero ser pro meu filho o espelho seu

A vida é mesmo uma missão
A morte uma ilusão
Só sabe quem viveu
Pois quando o espelho é bom
Ninguém jamais morreu

E o meu medo maior é o espelho se quebrar
E o meu medo maior é o espelho se quebrar
E o meu medo maior é o espelho se quebrar
E o meu medo maior é o espelho se quebrar

#identidadeemocional, #autopercepção, #reflexão, #motivações, #aspirações, #autoconhecimento,
Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

👜

👜