🧘A Nova Era do Bem-Estar: Em Busca do Além Visível

                                          

A Nova Era que tanto ouvimos falar hoje em dia e as ideias sobre o "fim dos tempos" há muito tempo têm sido falada e associada à várias teorias e crenças  que são altamente especulativas e  carecem de comprovações reais  e apesar de muita gente acreditar e outros rejeitarem completamente, são teorias que pairam no ar e  abrangem uma ampla variedade de tópicos que muda conforme as diversas correntes espirituais, místicas e filosóficas. 

Vale a pena observar que as visões e interpretações podem variar significativamente entre diferentes lugares, grupos, crenças individuais, mas a verdade que elas  há muito tempo vem sendo temidas para um futuro incerto e talvez para um futuro ainda muito distante e inalcançável. 


1- Quando a Nova Eva começou?

Desde 2012 se aguarda por esse fim apocalíptico, por causa de uma previsão do calendário Maia, que apesar de ter sido entendido de forma equivocada, muitos estudiosos explicam que a previsão Maia tem o seu fundo de verdade, pois 2012 representa um marco para o fim de um ciclo e o início de outro ciclo, um marco de transição para a concepção do Tempo no planeta Terra. 

Os Maias foram uma antiga civilização que habitou principalmente as regiões da América Central e que agora correspondem ao sul do México, Belize, Guatemala, El Salvador e partes de Honduras. 

 Sua civilização atingiu seu apogeu entre os séculos VI e IX d.C.

A civilização Maia era um povo muito evoluído para sua época e  suas realizações notáveis foram em várias áreas, incluindo arquitetura, matemática, astronomia, arte, escrita e organização social.

Eles ainda tinham crenças bem diferentes das crenças religiosas atuais onde prevalecia uma série de deuses que representavam os elementos da natureza e das forças cósmicas. 

Eles construíram impressionantes cidades, pirâmides e templos, muitos dos quais ainda hoje podem ser vistos em lugares arqueológicos como Tikal, Chichen Itzá e Palenque. 

Eles eram excelentes astrônomos e desenvolveram um calendário altamente preciso que combinava ciclos solares e lunares. 

Eles também observavam o movimento dos planetas e estrelas e usavam essas observações para rituais religiosos e atividades agrícolas.

Incrível não é verdade! Há mais de 1000 anos que vem circulando no mundo a previsão de uma civilização revolucionária que uniu os conhecimentos da Terra e dos Céus para prever o que estamos vivendo na atualidade. 



2- Quais são as outras histórias associadas aos fins dos tempos?

Mas nesse meio tempo muitas outras histórias circularam e muita gente em toda parte do mundo falava do fim dos tempos e que ninguém jamais teve certeza do que realmente viria a acontecer. 

Muito se ouviu falar de pessoas que acreditam em "Teorias de Conspiração" ou conspirações secretas que supostamente dominariam o mundo e a partir dali e tudo seria controlado e vigiado por um governo mundial.



Sendo o livro "1984" de George Orwell, conhecido como o "Big Brother", termo que deu nome a um programa de tv conhecido mundialmente, seria um modelo de sociedade futura, pois ele aborda a respeito de suposto futuro totalitário onde o governo controlaria e manipularia a  vida das pessoas e as informações, para se manter no poder, sendo uma força opressiva e onipotente, que dominaria a sociedade através da manipulação da verdade e a perda da privacidade individual. 

Diversos outros grupos com crenças religiosas e proféticas relataram o apocalipse com visões de eventos cataclísmicos e que poderiam levar a um fim da humanidade e reversão dos polos ou até mesmo que Jesus voltaria para o juízo final. 

Outras correntes teóricas aguardavam a chegada de extraterrestres e contatos com seres de outros planetas mais avançados que supostamente mudariam toda a realidade que conhecemos, uns acreditavam que seria para o bem, outros temiam uma invasão de seres do mal. 

Outros acreditavam que a chegada da Nova Era seria uma transição espiritual para uma Nova Era de uma consciência mais elevada devido à chegada astrologica da chamada  "Era de Aquário", onde a humanidade deixaria para trás uma “Era de Materialismo” para uma “Nova Era Espiritualista” de uma compreensão maior da espiritualidade.  

3- Qual evento pode ter marcado o início de um novo começo?

Se pararmos para observar as notícias ao redor do mundo atualmente, podemos ver o que está acontecendo no Brasil e no mundo é algo totalmente inesperado com uma pitada de tudo que já foi previsto e profetizado, onde a pandemia da Covid 19 foi o estopim. 

A pandemia foi declarada oficialmente com início em 11 de Março de 2020 e o termo pandemia se deve ao fato da sua expansão geográfica ter se alastrado pelo mundo todo, com surtos em vários países e regiões em diversos momentos diferentes e em 5 de Maio de 2023 foi a data que a Organização Mundial da Saúde comunicou o fim da pandemia, após 3 anos e 3 meses da adoção de medidas emergenciais globais. 

Apesar de infelizmente esse vírus ter levado com ele muitas vidas, esse evento foi o que desencadeou o processo de transformação na área da tecnologia. 


Estamos vendo o mundo passando por diversas modificações. 

O fogo, a água e os tufões provocam os cataclismos. E eles estão acontecendo por toda parte do mundo por conta da devastação da natureza e do aquecimento global. 

Guerras surgiram com o fantasma nuclear e a economia no mundo está mudando. 

Novas moedas surgiram e acontecimentos que prometem ser o grande revés mundial.

Surge uma nova expectativa de libertação para os povos da África, há tanto tempo sem esperança de um futuro melhor.

                             Relógio do Juízo Final' chega a 90 segundos do

                          fim do mundo, dizem cientistas


Cada vez mais políticos do mundo inteiro se conscientizam daquilo que cientistas alertam há décadas, a respeito da importância de cuidar da nossa natureza e evitar uma catástrofe global.  

A tecnologia está avançando num ritmo cada vez mais acelerado e que vai fazer uma grande reviravolta no mundo com a inteligência artificial e assim trazendo o começo de novas profissões e o fim de muitas delas que hoje conhecemos. 

4- Por que estamos falando de uma Nova Era do Bem-Estar: Em Busca do Além Visível?




O que estava invisível e que  ninguém  esperava era que na sociedade atual  vissemos  uma evolução notável na abordagem do Bem-Estar, uma mudança que transcende os limites tradicionais e se aventura por territórios mais profundos e espirituais. 

Nessa Nova Era do Bem-Estar, estamos embarcando em uma jornada para explorar dimensões além do que os olhos veem, buscando encontrar significado e conexão em práticas e experiências que há muito tempo permaneceram adormecidas.

Uma das facetas mais intrigantes dessa busca é o uso de enteógenos, substâncias naturais feitas a partir de plantas medicinais que possuem a capacidade de alterar a percepção e abrir portas para estados de consciência expandida. 

Essas substâncias, que têm sido utilizadas por culturas antigas em rituais sagrados, estão sendo redescobertas e estudadas com uma nova perspectiva. 

Elas nos desafiam a olhar para além dos limites do nosso eu cotidiano, permitindo-nos explorar os recantos profundos da mente e da alma juntamente com a meditação, a reflexão, o auto conhecimento, a musicoterapia, a dança, a arte e outros conhecimentos antigos e ancestrais. 

Por conta dessa  busca pelo transcendental, muitos estão se voltando para práticas espirituais que remontam aos tempos ancestrais. 

Resgatando rituais que já foram praticados ao longo de gerações, muitas vezes envolvendo: 
  • danças, 
  • cânticos 
  • cerimônias, 
  • conhecimentos xamânicos, de ervas e plantas medicinais, 
  • práticas que envolvem o desenvolvimento de capacidades humanas como a fé e a conexão com o mundo invisível e as forças cósmicas.

Esses rituais não são apenas uma celebração de nossa história e memória, mas também uma oportunidade para mergulhar no desconhecido e experimentar uma sensação de unidade com o universo, resgatar o valor dos novos povos mais antigos que na Era do Materialismo foram esquecidos, desacreditados e oprimidos pelas forças exploradoradoras e devastadoras do nosso meio ambiente.

Ainda observamos outro fenômeno aimda mais inacreditável nas mídias sociais, o resgate de conhecimentos antigos da astrologia que  estão sendo abraçados como maneira de nos conectarmos com explicações maiores que ultrapassam nossa compreensão racional e buscam um entendimento maior da realidade e do sentido da vida e do por que que estamos vivendo nesse planeta.

À medida que exploramos essa Nova Era do Bem-Estar, também estamos testemunhando um ressurgimento de muitas práticas antigas semelhantes dos povos Maias, e de outras tradições como da Medicina Tradicional Chinesa, conhecimentos xamânicos dos povos originários brasileiros e americanos.
 
Plantas, ervas e técnicas de cura que foram passadas de geração em geração, estão sendo novamente valorizadas por seus benefícios holísticos e trazem à tona o poder valioso do tradicional, da utilização dos nossos recursos naturais reconhecidos pela utilização por várias gerações. 

A conexão com a natureza e sua sabedoria  é reconhecida como uma fonte vital de equilíbrio e de uma cura que transcende as doenças físicas, mas que está no pensar e no sentir do ser humano.

Juntamente com esses elementos, a busca por terapias de introspecção e meditação são fundamentais nessa Nova Era. 

5- Qual lição fica para nós da Era do Materialismo?

Ao contrário do que parecia ser os recursos naturais do planeta serem ilimitados, onde parecia que a destruição da floresta e da poluição das águas não traria consequencias e que o ser humano poderia juntar todo dinheiro do mundo que quissesse, pois os recursos pareciam infinitos, a própria natureza nos mostra que não é bem assim e que para tudo no mundo existe um limite e que a razão de estarmos aqui transcende o crescimento material. 

Nesse final de ciclo observamos uma sociedade altamente adoecida por crenças limitantes e preconceitos, estressado, ansioso, depremido e insatisfeito, onde a busca desenfreada pelo materialismo e a busca pelo conhecimento externo e o tempo dedicado a sermos telespectadores de telas, entretenimento e distrações, a busca da cura das doenças limitada apenas a químicos, sem levar em consideração o lado emocional, social e espiritual já não resulta mais e o ser humano cada vez mais comprova que existe algo que está para além dos exames bioquímicos laboratoriais que é aquilo que os olhos não veem nem tem como mensurar, mas que existe e é percebido pelos nossos sentimentos.

Hoje vemos um ser desumano que julga mais que do que conhece,  distante das pessoas a sua volta, insensível a dor das outras pessoas, longe da sua paz de espírito e do seu próprio eu, dando mais importância a ter a maior quantidade de bens materiais possível e com conhecimento fragmentado do mundo, fundamentado em ilusões passageiras e de si mesmo  e dos outros, que só valoriza as aparências materiais e não se preocupa com a hipocresia e isso  culminou num ser menos humano, mais embrutecido, burrificado e corrupto e corrompido, que não é capaz de olhar para a sociedade e ver que todos nós fazemos parte do mesmo e sem qualquer senso de percepção, interpretação dos fatos e daquilo que é primordial no ser humano, a sua capacidade de discernimento e benevolência. 

No entanto, a introspecção nos convida a mergulhar profundamente em nossos próprios pensamentos, emoções e experiências, enquanto a meditação nos permite encontrar tranquilidade dentro do tumulto moderno com a finalidade de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão através do autoconhecimento e da descoberta do nosso verdadeiro Eu e do sentido da vida. 

Essa nova era do Bem-Estar nos convida a explorar o desconhecido, a abraçar o espiritual, a ouvir os conselhos do nosso eu maior e a redescobrir as raízes profundas que nos conectam a culturas, tradições antigas e a natureza. 

À medida que mergulhamos em rituais, medicinas naturais e práticas contemplativas, estamos moldando uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal, enquanto buscamos um equilíbrio entre nosso mundo material e as dimensões invisíveis que permeiam nosso ser, trazendo para nossa consciência a reconexão do ser humano com a natureza, as forças cósmicas e a descoberta de quem nós somos e o que estamos fazendo neste planeta. 

6- Qual reflexão desse texto fica para o futuro?

Fora de teorias conspiratórias, mas ao mesmo tempo refletindo sobre elas para essa Nova Era também existe o impacto da informatização que é um tema muito relevante e que precisa ser refletido por todos nós e por autoridades legislativas.

Já existem países onde tudo é controlado e tudo é vigiado e o indivíduo perdeu sua liberdade, principalmente quando se trata de pessoas mais vulneráveis como a mulher.

O uso do poder das novas tecnologias  e como isso pode impactar a nossa vida e de que forma podemos manter a nossa liberdade individual é um tema muito importante para novos debates.

Bem como o uso indiscriminado de substâncias  e um perigo ainda maior o surgimento de novas religiões se nao forem bem conduzidas podem tentar impor novos sistemas de crenças que podem distanciar da finalidade do uso de enteógenos para introspecção, reflexão, auto conhecimento e religação do Deus. 

Estamos num momento de extrema importância e de decisões que podem marcar a humanidade e de que depende s futuras gerações e depende de cada um de nós fazer a nossa parte e saber aproveitar o que a Natureza tem de melhor.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

👜

👜