1- O que é a inteligência natural?
O termo "inteligência natural" não é um conceito amplamente reconhecido ou definido na literatura acadêmica, religiosa ou filosófica.
No entanto a "inteligência natural" pode ser entendida como a capacidade inata que os seres humanos, animais e outras formas de vida possuem para:
- aprender,
- adaptar-se ao ambiente,
- tomar decisões com base em conhecimentos e experiências ou instintos.
A inteligência natural está relacionada a uma sabedoria que vai sendo adquirida por meio da:
- observação,
- experiência,
- instintos naturais.
O ser humano é dotado de um organismo inteligente que tem a capacidade inata de se auto regenerar, na medida do possível, tem um sistema homeostático que centraliza o corpo para a tendência do funcionamento normal.
O funcionamento dos órgãos e glândulas que são autônomos do nosso querer ou pensamento e ainda a imunidade que tem um sistema de aprendizagem próprio que ajuda o corpo a se defender de doenças já conhecidas por ele e ainda utiliza informações que são acumuladas na nossa memória que vai se tornando uma inteligência inata que é muitas vezes utilizada para tomar decisões e adaptar-se ao ambiente.
2- Existe semelhança da inteligência natural com a inteligência artificial?
A inteligência artificial, que é a capacidade de máquinas e computadores aprenderem e realizarem tarefas, é um processo conhecido como "aprendizado de máquina" ou "machine learning".
Através do aprendizado de máquina, que é uma subárea da inteligência artificial, é possível permitir que sistemas computacionais:
- analisem dados,
- identifiquem padrões,
- façam previsões,
- tomem decisões com base nesses padrões.
Durante o aprendizado de máquina, os algoritmos são treinados processando as informações contidas nos dados de treinamento e isso permite que a inteligência artificial aprenda com a experiência e melhore seu desempenho ao longo do tempo.
A capacidade de aprender com a experiência é uma das características mais poderosas da inteligência artificial e tem o potencial de:
- melhorar a automação de máquinas,
- tomar de decisões,
- resolver problemas em diversas áreas.
Assim é a inteligência natural que os humanos e outros seres também tem essa capacidade de aprendizado, de tomada de decisões e aplicação do conhecimento adquirido em vários campos e resolução de problemas.
Embora essa inteligência natural possa estar presente na natureza e nos animais, ela existe em graus diferentes para diferentes seres e até é divergente nos seres humanos. mas a inteligência natural é algo que está sempre presente em toda parte.
Através da compreensão da inteligência natural podemos começar a entender a natureza e outros fenômenos que acontecem na vida e no corpo humano.
Ambas inteligências fazem parte de um processo de mutação e aprendizado.
No nosso organismo existe uma inteligência natural que se chama homeostasia, que é a capacidade do nosso organismo de auto-regular para promover a restauração e a manutenção do equilíbrio para que funcione de maneira mais eficaz e harmoniosa possível.
Essa visão holística é parte fundamental para as medicinas orientais como a chinesa, ayurveda ou para a naturologia, pois esse fundamento influencia toda a visão holística de saúde e bem estar bem como métodos de tratamento, que visam dar apoio ao corpo a se regenerar e restabelecer o bem-estar e fortalecer o processo de cura e se coloca de forma complementar a medicina que se dedica à cura das doenças, especialmente as doenças infectocontagiosas e redução dos sintomas.
A visão holística busca as causas e aplica o pensamento de harmonização da inteligência natural através de produtos naturais, alimentação e terapias que vão proporcionar um ambiente interno mais propício a restabelecer a harmonia e equilíbrio que seja possível para aquele organismo.
3- Quais as diferenças entre a inteligência artificial e a natural?
Existem algumas diferenças entre essas duas manifestações de inteligência.
A inteligência natural é orgânica e se basea numa força propensora ao equilíbrio e harmonia, enquanto a inteligência artificial é baseada em sistemas de computação, algoritmos
A inteligência natural faz parte da biologia do planeta, da natureza e dos seres, a inteligência artificial é baseada em algoritmos.
A inteligência natural é limitada pelo corpo e cérebro do organismo, enquanto a IA pode ser escalada e aprimorada através de hardware e softwares
Enquanto que a inteligência natural possui consciência e emoções, a IA não.
Já a inteligência natural é usada em tarefas diárias e profissionais variadas, a IA é usada para automação específica de tarefas em máquinas.
Em resumo, a inteligência natural é a capacidade inerente que os seres vivos têm de entender, reagir e adaptar-se ao mundo ao seu redor com base em sua biologia e experiências de vida a inteligência artificial é a capacidade das máquinas de aprender através de comandos, identificar, analizar e fazer decições através da capacidade do seu hardware e software.
Isso é comumente visto em seres humanos, animais e plantas que respondem a estímulos ambientais de maneira adaptativa e instintiva.