Muitas pessoas se sentem vítimas da vida e de suas circunstâncias.
1- O que é a seita do Coitadismo?
A palvra seita tem origem no latim a palavra secta que significa secionar, dividir e que tem sido utilizada para definir:
- doutrinas,
- ideologias,
- sistemas filosóficos,
- religiosos,
- políticos.
Quando se está confuso e dividido é muito mais fácil de alguém ser dominado. Não é verdade!
Quando a pessoa fica dividido e separado, restrito apenas aquele conhecimento que lhe é ofertado a pessoa fica sem noção do todo, sem entender outras realidade e não espande o seu conhecimento e pode vir a ficar privado da realidade e do desenvolvimento.
Assim ocorre a estagnação mental pois você recebe ordens e instruções de como deve se comportar e o que deve pensar a acerca do mundo e das outras pessoas, especialmente daquelas que são diferentes das que são ensinadas.
2- Como posso identificar as seitas que podem causar estagnação mental?
A primeira seita que é a porta de entrada para as outras duas, que falarei aqui também, é a seita do Coitadismo.
Em geral, as pessoas que participam dela tem vocação para ser vítima.
Essa é bem abrangente, porque qualquer um pode fazer parte dela, pois sempre existe uma possibilidade de alguém ser vítima de algum constrangimento ou injustiça.
Quanto mais se reclama, mas você é bem vindo e aumenta as chances de entrar nela.
Os seus seguidores tem algumas características como ter uma auto piedade elevada, revelando sempre algum envolvimento com:
- problemas,
- decepções,
- desgostos.
Quando essas pessoas contam suas histórias sempre falam👉 do que os outros fizeram e a própria pessoa vive como se fosse um telespectador de uma novela.
Mas para sair dessa seita só é preciso você:
- aceitar a realidade,
- aceitar as coisas que aconteceram,
- aceitar as pessoas como ela são,
E a partir dai, dar um novo rumo na sua vida, deixando para lá as memórias desagradáveis, deixando de ter necessidade de mostrar para as outras pessoas os erros que elas cometeram.
Afinal todo mundo pode errar, não é verdade?
3- O que é a Seita do Vitimismo?
Outra Seita muito perigosa é a do Vitimismo, porque aqui é um aprofundamento do coitadismo, muitos seguidores mais antigos do coitadismo entram para essa seita, pois de tanto reclamar do mundo e das pessoas, começam a criar realidades paralelas, começam:
- a julgar ou outros por supostos sinais que o outro dá,
- acusar intimamente as outras pessoas de coisas elas não disseram ou fizeram,
- condenar os outros como pessoas sem reparação ou perdão.
Muitos repetem o lema: se fosse eu não agiria assim!
Então essas pessoas cultivam um sentimento de opressão, discriminação, aumentando sua percepção de ser um vitima do mundo e as vezes até de Deus.
Para se livrar dessa seita você precisa fazer uma auto reflexão para comçar a perceber que você também tem erros, você precisa se responsabilizar pelos seus erros.
A pessoas Seguidoras do Vitimismo começam a ficar estagnados, com a sensação de que tudo está impedido na vida e nada dá certo e nada vai para frente e quanto mais elas sentem isso mais culpam os seus perseguidos.
E o mais perigoso disso é que quanto mais se pensa nos defeitos dos outros mais aumenta a possibilidade de você se tornar aquilo que você pensa.
Pessoas que são vítimas dos sistemas em geral são pessoas muito carentes e que precisam de atenção das outras pessoas e assim acabam por não desenvolver sua própria vida.
Os adeptos mais antigos acabam até por arrastar familiares e amigos para essa seita, porque essa pessoa necessita de seguidores que sempre se importem com seus sentimentos, que falem mal dos perseguidos e que estejam dispostos a obedecer os seus controles através da manipulação dos fatos e da sensação do coitadinho de mim.
4- O que é a Seita do Pessimismo?
Nesse momento que a pessoa só enxerga que tudo não dá certo, que a pessoa tem passe livre para entrar noutra Seita que a do Pessimismo, que é um aprofundamento das outras duas primeiras.
Aqui a pessoa perde a sua capacidade de sonhar, de acreditar que algo de bom pode acontecer e de que existe alguma coisa boa no mundo.
A pessoa sente revolta, raiva e frustração.
Não consegui planejar nada, pois sempre acha que tudo dá errado.
Muitas vezes essas pessoas sofrem de solidão, pois por um lado elas costumam não gostar de quem tenta ajudar e tirar elas do pessimismo e por outro elas sempre pensam alguma coisa de ruim das pessoas que estão a volta, há sempre uma crítica e nunca as coisas estão suficientemente boas e acaba por afastar outras pessoas que não suportam ouvir sempre a mesma oração de lamento.
E o que mais dificulta a possibilidade de mudança para as pessoas que participam da seita do pessimismo é:
- o aceitar que existe um lado bom em tudo que acontece,
- não conseguem sentir paciência para esperar melhores tempos,
- não acreditam que podem ser feliz ao lado de outras pessoas,
- não pensam que podem ainda ter algo melhor do que aquilo que foi perdido
- acham que as coisas tem de ser no seu tempo e do seu jeito,
- não sentem satisfação e nem sabem aceitar as pessoas como são e a vida como é.
Outro fator que amarra esses seguidores do pessimismo é que em geral são pessoas que usam demais da dedução e assim utilizam muitos argumentos, se consideram muito realistas, por isso:
- tem dificuldade de resignificar a sua vida e começar a fazer as coisas de maneira diferente
- procrastinam, se isolam e assim as coisas vão se tornando mais difíceis de mudar.
5- Quem tem pessimismo tem baixa auto estima?
Outro setor dentro dessa Seita do Pessimismo é o da pessoa se sentir com baixa auto estima.
👉Ela então não se sente capaz de melhorar a sua situação e acaba por fazer as piores escolhas, muitas vezes se metendo em problemas ainda maiores, se envolvendo com pessoas erradas, entrando em situações de violência e desamparo.
Um setor ainda mais seleto dessa Seita do Pessimismo que é muito perigoso é o setor do suicídio pois essas pessoas não estão conseguindo mais enxergar nada de bom no mundo, nem nas pessoas, nem veem a possibilidade de melhora para o seu futuro.
6- O que pode nos livrar das Seitas do Coitadismo?
Qualquer pessoa até pode ser vítima de certos acontecimentos e injustiças. porque infelizmente na vida, nem tudo é perfeito e ainda existe um lado muito obscuro no mundo, mas superar é a chave para nos tirar desse lugar da vida:
- mudar os nossos sentimentos,
- olhar por outro lado da questão,
- entender que todas pessoas podem errar, inclusive nos mesmos!
Isso se chama superação, assim você vai elevar suas ações para algo mais edificante.
Infelizmente as coisas muitas vezes não são como a gente quer e na vida estamos sujeitos a passar por:
- decepções,
- angústias,
- medos,
Mas não podemos nos apegar aos fatos que já passaram, esse é o desafio da vida, encontrar um jeito:
- da gente se sentir bem,
- de ter mais saúde,
- de ter mais harmonia com as pessoas e com a família.
Mesmo aqueles que nós consideramos malfeitores, podem passar por dificuldades, passar por uma vida desestruturada mentalmente e emocionalmente, porque o mal da sociedade é a doença.
A pior morte é a dos nossos bons sentimentos no coração.
E quando a pessoa entra nesse processo de adoecimento pelo mal que o outros fizeram, ela está aceitando o lugar onde outros lhe colocaram, o lugar da infelicidade, está permitindo que isso tome conta da sua vida.
A necessidade de atenção, de carinho e amor faz parte do ser humano e até dos animais também sentem essa necessidade, mas tudo na vida tem seu tanto certo e o seu lado bom e ruim, pois quando nos deixamos dominar por esses sentimentos e nos tornamos pessoas carentes e injustiçadas, ai que mora o perigo de começar a fazer partes dessas seitas.
Todas pessoas passam por problemas na vida, uns mais sérios do que outros, mas a pessoa se torna um forte candidato a entrar nessas seitas é quando:
- não consegui desapegar,
- não consegui perdoar e relevar as outras pessoas e os acontecimentos,
- quando a pessoa não dá outros significados para as coisas que aconteceram,
- quando a pessoa não utiliza esses acontecimentos para o seu aprimoramento pessoal.
Essa é uma situação que todos nós precisamos ficar atentos, ninguém está imune a essas seitas, pois qualquer pessoa pode passar por:
- rejeição,
- discriminação,
- injustiça,
- decepções.
E sem nos apercebermos entrar num processo de adoecimento emocional e nos tornarmos uma presa fácil para essas Seitas do Baixo Astral.
7- O que precisamos identificar na nossa vida para não nos tornarmos integrantes das Seitas do Coitadismo?
Existem fatores da nossa vida que podem determinar uma maior propensão a vitimização por conta:
- do seu biotipo,
- dos hábitos alimentares, sociais e familiares,
- de questões de saúde,
- da falta de auto conhecimento,
- da falta de cultura.
Não temos como administrar a vida das outras pessoas, nem podemos só atribuir o resultado da nossa vida para:
- governo e sistemas políticos,
- família ou amigos,
- Deus,
Nós só podemos administrar a nossa parte, ter um ânimo mais leve e ver o que podemos aprender com as coisas que aconteceram e seguir em frente.
Isso que se chama superação e é o verdadeiro sentido da vida de todos nós, é superar as nossas dificuldades e os nossos problemas.
Busque forças dentro de você e deixe de ser um seguidor daquilo que só tem lhe feito mal.
Buscar desenvolver os nossos potenciais, qualidades e dons é a verdadeira arma para combater o mal que atinge o mundo inteiro.
Isso é muito importante e a partir desse instante que você decide fazer isso é que começa a jornada do auto conhecimento e você pode começar a sair da estagnação mental, deixando de lado a preguiça e o descontrole emocional.
Não existe verdades absolutas e das poucas verdades que existe é que com o tempo tudo passa e o tempo passa rápido!
8- O que posso fazer para me sair das seitas do coitadismo, vitimismo e pessimismo?
Comece procurando novos conhecimentos, faça caminhadas e exercícios físicos, pegue todos dias um pouco de sol e beba mais água.
Evite ser reativo com as pessoas e ficar se queixando de tudo que acontece, nem ofereça resistência às mudanças que a vida exige e seja mais grato por tudo que a vida lhe deu.
Isso é a chave mais importante para lhe blindar das 3 seitas da estagnação, não deixando que o rancor domine seu coração. pois no ato de perdoar o primeiro beneficiado é você mesmo e é libertador da zona de conforto e nosso coração se enche de coragem para recomeçar uma nova história.
Quero deixar aqui meu reconhecimento ao valor dessa personalidade brasileira a jornalista Gloria Maria, uma mulher que não aceitou fazer parte do coitadismo, do vitimismo e do pessimismo e venceu os preconceitos raciais e de gênero e se tornou uma mulher vitoriosa e gloriosa no seu trabalho, entrevistou as maiores personalidades do mundo e deixa a sua marca como exemplo de mulher guerreira para sociedade brasileira.