1- O que é a fé?
Muitas pessoas acreditam que para ter fé precisa estar ligado a alguma religião ou que a própria fé é algo religioso, mas na verdade a fé é uma capacidade humana.
É algo que nos nos motiva a realizar os nossos sonhos, aumenta a capacidade de realizarmos nossas metas, apesar de todas de tudo que acontece que pode nos levar a crer ser impossível.
A humanidade passa hoje em dia por uma situação muito delicada, pois as pessoas estão perdendo a fé em muitas coisas.
Mas por outro lado quando a gente não tem fé em mais nada, pode ser uma grande oportunidade de termos fé em nos mesmos, de acreditar que somos capazes de fazer o que achamos que precisa ser feito, de fazermos o que os outros não são capazes de fazer.
A Fé é uma palavra que pode ter vários significados, dependendo do contexto em que é usada.
De modo geral, fé é um sentimento ou uma atitude de confiança, crença ou credibilidade em algo ou alguém, mesmo sem ter evidências ou provas concretas.
A fé pode ser aplicada a diferentes áreas da vida humana, como a religião, a ciência, a filosofia, a política e as relações pessoais.
Cada pessoa tem sua própria forma de expressar e vivenciar sua fé, de acordo com seus valores, experiências e convicções.
2- O que é a fé para a religião?
No âmbito religioso, a fé é uma virtude que consiste em aceitar como verdade absoluta os princípios e os ensinamentos de uma determinada religião.
A fé religiosa implica em ter uma relação pessoal com Deus, seguindo seus mandamentos e buscando sua vontade, mas são ditadas por pessoas consideradas superiores numa hierarquia institucional, conforme foram pré estabelecida por uma pessoa ou por um conjunto de pessoas, que determinam as regras de condutas sociais e comportamentais visando um bem estar do conjunto e não de cada indivíduo.
Infelizmente muitas vezes pessoas maldosas deturbam as informações e utilizam da boa fé das pessoas para manipular e controlar, por isso é muito importante ficarmos atentos para não entrarmos na fé cega e passar por situações difíceis e sujeitos a cair numa desilusão.
3- Existe fé sem religião?
Mas existe um tipo de fé espiritual que vai além da fé religiosa, que na verdade é uma capacidade inerente ao ser humano.
Todo pessoa viva tem fé. Para estarmos vivos a gente sempre acredita em algo.
Você já parou para refletir sobre suas crenças?
Será que tudo que você acredita faz bem ou faz mal para você?
O que você acredita gera amor ou gera ódio nas pessoas que estão a sua volta?
4- Como se pode desenvolver a capacidade de ter fé?
Uma forma de você desenvolver a sua fé é procurando ouvir os ensinamentos antigos, que não são necessariamente da Bíblia, mas existem muitos livros de palavras sábias, principalmente nas culturas orientais e ancestrais.
Você pode achar na internet e aqui nesse canal irei falar de muitos deles.
Existem bons autores que você pode se identificar. E você pode ouvir a sugestão dessas pessoas sábias, entender como elas alcançaram o que você quer alcançar e começar a praticar e obter os resultados da sua fé.
Na própria Bíblia fala que fé é "a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" e aquilo que a gente não vê pode ser simplesmente aquilo que a gente quer ver e o que queremos ver só nós que podemos fazer.
Uma vez comentei com um amigo:
Quando a gente vê que os outros estão fazendo tudo errado é a nossa grande oportunidade de fazer o certo e se destacar!
5- Na ciência existe a prática da fé?
No âmbito científico, muito ao contrário do que se pensa, também tem que existir a fé.
A fé nos remédios farmacêuticos também tem a sua importância e pode influenciar muito as pessoas a fazerem ou não um tratamento.
A fé quando é utilizada pela ciência pode ser através de um pressuposto ou uma hipótese que orienta o trabalho dos pesquisadores.
A ciência se baseia na observação dos fenômenos naturais e na busca por explicações racionais e verificáveis para eles.
As Medicinas Ancestrais muito utilizadas no Oriente, principalmente na China e na Índia surgiram a partir desse pressuposto de observar a natureza e seus fenômenos e ao mesmo tempo observar o comportamento humano e buscar explicações e soluções naturais verificais. São medicinas com milhares de séculos sendo utilizadas por milhares de pessoas e que podem trazer muitos benefícios para a saúde.
A Ciência Ocidental e Convencional também requer um certo grau de fé e confiança nos profissionais e nos métodos utilizados e nos resultados obtidos pelos cientistas.
A ciência e os pesquisadores não pretendem oferecer verdades absolutas ou definitivas sobre o mundo, mas sim conhecimentos provisórios e sujeitos à revisão.
Por isso muitas vezes o que se acredita hoje a respeito de um determinado conhecimento, amanhã já pode ser ultrapassado e ser considerado um novo que a evolução da ciência obteve novas compreensões a partir de descobertas.
Então o recurso da fé também é acionado nesse quesito, pois a verdade do amanhã pode contradizer a verdade do hoje, sendo assim a verdade pode ser questionável ou pelo menos não deve ser cega.
6- A filosofia fala da fé?
No âmbito filosófico, a fé pode ser vista como uma forma de conhecimento baseada na intuição ou na revelação.
A filosofia se ocupa das questões fundamentais da existência humana e da realidade, buscando respostas racionais e críticas para elas, por isso ela busca compreender a fé e reconhecer os limites da razão humana para compreender melhor todos os mistérios do Universo.
Por isso, alguns filósofos defendem que há espaço para a fé como um complemento ou um desafio à razão.
7- Na política existe o uso da fé?
No âmbito político, a fé pode ser relacionada ao compromisso com uma ideologia ou um projeto social.
A política se refere à organização da sociedade em termos de poderes públicos e privados e aos conflitos de interesses entre eles.
A política também envolve escolhas coletivas sobre os valores e os objetivos que devem orientar as decisões políticas.
Nesse sentido, ter fé política significa aderir a uma visão de mundo específica e lutar por ela.
Uma das grandes questões que norteiam os questionamento a respeito da fé na política passa pela questão da luta pelos por aquilo que cada um valoriza e das possibilidades de usar de recursos obscuros para se alcançar o que almeja.
Até que ponto podemos lutar por algo que seja de interesse de poucos e que prejudica muitos?
São ideias e valores humanos que precisam ser revistos através de uma análise de que tipo de sociedade estamos semeando para colher no futuro.
Então a fé pessoal que norteia as decisões pessoais pode afetar a coletividade.
Silviane Silvério - Terapeuta Naturologa e Biomédica. Há mais de 15 anos promovendo Bem Estar e Terapias Integrativas e Complementares. Crth br 1741
8- Nas relações pessoais de que forma utilizamos a fé?
No âmbito das relações pessoais, a fé pode ser associada à lealdade, à fidelidade, ao respeito e ao amor.
Muitas vezes a falta de fé em alguém, por alguma razão real ou imaginária, pode de certa forma afetar a auto estima das pessoas e o bom convívio.
Em casos mais extremistas pode ocorrer a fé na incapacidade de grupos, no que pode gerar em xenofobia e racismo.
Outra questão a fé dos pais nos seus filhos podem também dar força e poder de realizações.
9- Existe alguma música que fale da fé?
Deixo aqui uma música “Anjos (Pra Quem Tem Fé)” do grupo brasileiro O Rappa
Essa música fala sobre a importância de ter fé na vida.
A letra da música começa com “Ô Lord, ô Lord, ô Lord, ôô Lord, Lord, Lord, Lord, Lord, Lord” que é uma expressão em inglês que é usada para se referir a Deus.
Ainda fala sobre a vida nunca ter fim para quem tem fé, passando uma mensagem positiva e inspiradora que incentiva as pessoas a terem fé e esperança mesmo nos momentos mais difíceis.
Que quando somos inspirados pela fé podemos sair do pessimismo ou da depressão e da baixo auto estima e podemos voltar a brilhar!
Eles ainda alertam para que a gente olhe para a beleza da vida e veja que ela pode ser boa de se viver em qualquer lugar, independente das circunstâncias. Essa mesma fé pode ser combustível para nós, dá ânimo, força para superação e otimismo de continuar acreditando em tempos bons.
Essa canção foi lançada em 2013 e faz parte do álbum Nunca Tem Fim, o último trabalho de estúdio da banda antes da sua pausa por tempo indeterminado em 2018.
A música é uma declaração de superação e esperança diante das dificuldades da vida.
O vocalista Marcelo Falcão disse em uma entrevista que essa música veio para reerguer O Rappa, que estava passando por um momento difícil na época.
A letra da música fala sobre a importância de ter fé e confiar em Deus, pois Ele sempre envia seus anjos para proteger e cuidar dos seus filhos.
A música também cita um trecho de um livro antigo, provavelmente a Bíblia, para mostrar que a vida é linda, apesar de dura, sofrida e carente em qualquer continente, o que nos mostra que independente até do país onde se mora e das circunstâncias econômicas e sociais a vida pode ter sua beleza e que isso vai depender dos olhos de quem vê.
A música tem uma melodia envolvente e contagiante, misturando elementos de rock, reggae e rap.
A voz marcante de Falcão se destaca nos refrões que repetem o chamado "Ô Lord" e nos versos que afirmam que "pra quem tem fé, a vida nunca tem fim".
A música também ganhou um clipe oficial dirigido por Maurício Eça, que mostra imagens da banda tocando em um cenário urbano e intercaladas com cenas de pessoas comuns enfrentando seus problemas com fé e coragem.
Anjos (Pra Quem Tem Fé) é uma música que inspira e emociona quem a escuta.
Ela traz uma mensagem positiva e motivadora para quem está passando por momentos difíceis ou precisa renovar sua fé.
Ela também é uma homenagem ao legado de O Rappa, uma das bandas mais importantes do cenário musical brasileiro.
E você, o que achou dessa música? Você se identifica com ela? Você tem fé na vitória?
Deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse post com seus amigos!
Assista o vídeo da música que fala da importância da gente ter fé:
🎵Anjos (Pra Quem Tem Fé)
🎶O Rappa
Ô Lord, ô Lord, ô Lord, ôô
Lord, Lord, Lord, Lord, Lord, Lord
Ô Lord, ô Lord, ô Lord, ô Lord, ô Lord
Lord, Lord, Lord, Lord, Lord
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Não tem fim
É
Se você não aceita o conselho, te respeito
Resolveu seguir, ir atrás, cara e coragem
Só que você sai em desvantagem se você não tem fé
Se você não tem fé
Te mostro um trecho, uma passagem de um livro antigo
Pra te provar e mostrar que a vida é linda
Dura, sofrida, carente em qualquer continente
Mas boa de se viver em qualquer lugar
É
Volte a brilhar, volte a brilhar
Um vinho, um pão e uma reza
Uma lua e um sol, sua vida, portas abertas
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Não tem fim
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Ô Lord, ô Lord, ô Lord, ôô
Lord, Lord, Lord, Lord... Lord, Lord
Ô Lord, ô Lord, ô Lord, ô Lord, ô Lord
Lord, Lord, Lord, Lord... Lord
Mostro um trecho, uma passagem de um livro antigo
Pra te provar e mostrar que a vida é linda
Dura, sofrida, carente em qualquer continente
Mas boa de se viver em qualquer lugar
Podem até gritar, gritar
Podem até barulho, então, fazer
Ninguém vai te escutar se não tem fé
Ninguém mais vai te ver
Inclinar seu olhar sobre nós e cuidar
Inclinar seu olhar sobre nós e cuidar
Inclinar seu olhar sobre nós e cuidar
Inclinar seu olhar sobre nós e cuidar
Pra você pode ser
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Pra você pode ser
Pode ser
Pra você pode ser
Nunca tem fim
Nunca tem fim
Nunca tem fim
Ô Lord, ô Lord, ô Lord, ô Lord, ô Lord
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem, tem fé, fé, fé
A vida nunca tem fim
A fé na vitória tem que ser inabalável
Pra você pode ser
Pra você pode ser
Pra você pode ser
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Não tem fim