1- O que é um psedocético?
Um pseudocético refere-se a alguém que adota uma postura de ceticismo, mas, na prática, não segue os princípios fundamentais do ceticismo, como:
- a busca pela evidência,
- o questionamento saudável de afirmações.
É muito importante termos um certo ceticismo em relação as informações que chegam nas mídias sociais e rede de televisão ou até mesmo em livros.
Mas o ceticismo saudável é aquele nos defende da confiança cega e ao mesmo tempo estimula a busca das verdadeiras informações para termos a compreensão certa da realidade, livre de opiniões e assim saber fazer a seleção certa do que é verdadeiro ou falso.
2- Por que o pseudocético só questiona tudo e não acredita em nada?
Ao invés de buscar pelas evidências e fazer questionamento saudáveis em busca da verdade, um pseudocético pode adotar uma atitude cética de maneira seletiva, aceitando apenas informações que confirmam suas crenças preexistentes e rejeitando informações que entram em conflito com essas crenças.
O termo é frequentemente usado em discussões sobre:
- pseudociência,
- teorias da conspiração,
- debates
Algumas pessoas podem se autodenominar céticas, mas sua abordagem não reflete o ceticismo genuíno baseado em evidências.
O verdadeiro ceticismo envolve uma avaliação imparcial das evidências disponíveis e a disposição para ajustar crenças com base nessas evidências.
Pseudocéticos, ao contrário, podem manter suas crenças independentemente das evidências contrárias.