Mas o que muita gente não fala é que essas duas palavras estão relacionadas e que é que podemos aproveitar elas duas para olharmos para nós mesmos de uma forma mais profunda e de auto conhecimento, pois isso é o que realmente interessa para nós, é conhecer mais de nós mesmos, pois só assim poderemos ter mais harmonia e paz na nossa vida.
Muitas pessoas acusam as políticas de serem negacionistas, mas será que não estamos sendo negacionistas com a nossa própria vida?
1- O que é ser um negacionista da própria vida?
Ser um negacionista da própria vida é quando adotamos uma postura de negação ou recusa em relação à nossa própria realidade, circunstâncias ou responsabilidades.
Muitas vezes não queremos olhar para os problemas, enfrentar os desafios ou encarar as verdades desconfortáveis sobre nós mesmos, evitando fazer melhores escolhas ou escolher melhores ambientes.
Alguém que está sendo negacionista da própria vida pode apresentar comportamentos como:
1. Evitar a Realidade:
Negar ou evitar aceitar a realidade dos eventos que ocorrem em sua vida, mesmo quando há evidências claras.
2. Responsabilidade Externa:
Atribuir constantemente a responsabilidade de seus problemas a fatores externos, sem assumir responsabilidade pessoal por suas escolhas ou ações.
3. Falta de Autoconsciência:
Ignorar ou evitar a autoavaliação e a reflexão sobre emoções, pensamentos e comportamentos pessoais.
4. Falta de Planejamento:
Não planejar o futuro ou definir metas, talvez devido à falta de crença na capacidade de moldar o próprio destino.
5. Evitar Mudanças:
Resistir a mudanças necessárias para o crescimento pessoal, seja por medo, apatia ou falta de vontade de enfrentar desafios.
2- Como saber se estou agindo de forma negacionista?
Essa tendência de estar no modo negacionista da própria vida, apresenta outro sintoma muito importante que é uma tendência de acusar os outros dos mesmo erros que também já cometemos e quando isso acontece é por que esse negacionismo de si pode vir a afetar até mesmo o psicológico e o social.
A projeção psicológica é um mecanismo de defesa humano que pode acontecer com qualquer pessoa, no qual uma pessoa atribui seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos indesejados ou escondidos debaixo do tapete à outras pessoas.
Já aconteceu com você alguem chegar para você e lhe acusar de algo que você não estar fazendo ou se incomodar com alguma coisa da sua vida que para você não existe nenhum mal?
Pois é, mas isso é uma coisa que pode acontecer com todas as pessoas.
3- Por que é mais fácil ver o erro dos outros?
O ser humano tem mais facilidade de ver para fora do que ver para dentro, pois ver dentro exige além de algum esforço também precisa de ter humildade para admitir nossos erros e nesse mundo a coisa mais fácil que existe é errar.
Só que fomos ensinados a exigir a perfeição principalmente dos outros.
Se Deus é perfeito, tudo que ele cria é perfeição, então pq não aceitamos a criação de Deus que se manifesta nas pessoas.
O mundo não é do jeito que a gente pensa, mas nós podemos ser aquilo que pensamos e assim tornar esse mundo melhor.
Mas infelizmente o que vemos atualmente é uma boa parte da população negando os seus sentimentos, seus pensamentos, sem olhar de frente para si mesmo e acreditando que o erro está sempre no outro e perdendo a oportunidade de se auto melhorar e contribuir para que esse mundo seja um lugar melhor e de paz.
Quantas pessoas oprimem outras pessoas para conseguir oprimir algo dentro de si, âs vezes até algo valioso. Fazem isso só porque alguem disse que não tinha valor.
Quando as pessoas acusam os outros dos mesmos erros que cometem também é uma forma da pessoa tentar lidar com sentimentos de culpa ou inadequação transferindo esses sentimentos para os outros, se desviando a da responsabilidade e chamando atenção para os outros, enquando usa a mascara do bom moço.
3- Qual a melhor forma de combater o negacionismo?
Uma das melhores formas de combater o negacionismo da nossa vida é saber nos colocar no lugar das outras pessoas, enterder outros pontos de vista e isso pode nos levar a ter mais empatia e mais honestidade com a gente mesmo e evitar erros e sacrificar as outras pessoas de culpas que elas não tem e que so existem na nossa mente.
Quanto queremos evitar conflitos a melhor coisa que temos a fazer é resolver os conflitos internos, pois vai ajudar a reduzir esse desconforto que pode afligir nossos sentimentos o que pode contribuir para sermos mais coerentes na nossa vida.
O primeiro passo rumo ao fim do negacionismo de nós mesmos é ter consciência do nosso ego, como ele funciona, o por que ele fica ferido, por que ele tem necessidade de controlar a vida das outras pessoas, ditando o que está certo ou o que está errado.
Silviane Silvério - Terapeuta Naturologa e Biomédica. Há mais de 15 anos promovendo Bem Estar e Terapias Integrativas e Complementares. Crth br 1741
4- Quais as consequências de ser negacionista da própria vida?
Ser um negacionista da própria vida pode ter consequências negativas para o bem-estar emocional, relações interpessoais e sucesso pessoal.
É muito importante reconhecer e enfrentar a realidade, assumir a responsabilidade por escolhas pessoais e buscar maneiras construtivas de lidar com desafios.
Se alguém se encontra nesse padrão de comportamento, pode ser útil procurar apoio de amigos, familiares ou profissionais para auxiliar no desenvolvimento de uma perspectiva mais saudável e construtiva em relação à vida e evitar pessoas ou ambientes que estimulem ou ensinem acusações e cobranças das outras pessoas.
Reconhecer as tendências do nosso ego e cultivar a autoconsciência são passos importantes para promover a responsabilidade pessoal e melhorar a qualidade das interações interpessoais.
Desenvolver a capacidade de refletir sobre nossas próprias ações e assumir responsabilidade pelos erros é fundamental para o crescimento pessoal e para construir relacionamentos saudáveis.