Quais partes das plantas são mais utilizadas para consumo medicinal?

  


  Dentre as espécies mais conhecidas existem partes das plantas são mais utilizadas para consumo medicinal, bem como digestivo e relaxante. 

    As partes das plantas que são utilizadas dependem do tipo de planta e da finalidade. 

    Por exemplo: podemos usar as flolhas de uma árvore para uma finalidade, bem como usar as cascas do caule para outra finalidade, como também usar sob diferentes formas, chás, cápsulas, xaropes, escaldapés, banhos e ainda existem plantas que não são próprias para o consumo, mas que podem ser usadas externamente. 

1- Quais partes das plantas são mais utilizadas para consumo medicinal?

As plantas têm várias partes que podem ser aproveitadas de diferentes maneiras, incluindo:

1. Raízes:

Algumas plantas têm raízes comestíveis, como cenouras, batatas e gengibre. Além disso, várias plantas medicinais têm raízes que são usadas em remédios tradicionais.

2. Talos ou Caules:

Os caules de algumas plantas, como o aipo e o espargo, são consumidos como alimentos. Além disso, fibras de plantas como o bambu podem ser usadas para fazer produtos como papel e utensílios.

3. Folhas: 

Muitas plantas têm folhas comestíveis, como alface, espinafre e hortelã. As folhas também são usadas para fazer chás e infusões.

4. Flores: 

Algumas flores são comestíveis e usadas em saladas, como as flores de capuchinha e as flores de calêndula. Outras flores, como a lavanda, são usadas para fazer óleos essenciais e perfumes.

5. Frutos: 

Os frutos são partes comestíveis de muitas plantas, como maçãs, bananas, tomates e morangos. Eles são frequentemente consumidos crus ou usados na culinária.

6. Sementes:

As sementes de plantas como milho, arroz, trigo e leguminosas são fontes importantes de alimentos em todo o mundo. Além disso, algumas sementes, como as de gergelim e girassol, são usadas em produtos de panificação.

7. Casca: 

A casca de certas árvores é usada para fazer fibras, como o papel de casca de árvore. Além disso, algumas cascas de árvores contêm compostos medicinais e são usadas em remédios tradicionais.

8. Látex e Resinas:

O látex, que é uma substância leitosa encontrada em algumas plantas, como a seringueira, é usado para fazer borracha. Resinas de árvores, como a resina de pinheiro, são usadas em produtos como vernizes e colas.

9. Óleos Essenciais: 

Os óleos essenciais são obtidos de várias partes das plantas, como as flores (exemplo: óleo de lavanda), folhas (exemplo: óleo de eucalipto), casca (exemplo: óleo de laranja) e raízes (exemplo: óleo de vetiver). São usados em aromaterapia, perfumaria e produtos de cuidados pessoais.

10. Madeira: 

A madeira das árvores é uma das partes mais amplamente utilizadas das plantas e é usada na construção, móveis, papel, artesanato e muito mais.

11. Fibras:

Algumas plantas, como o algodão e o linho, fornecem fibras usadas na fabricação de tecidos e roupas.

12. Polpa: 

A polpa de algumas plantas, como o aloe vera e o cacto, contém suco ou gel que é usado em produtos de cuidados com a pele e produtos de saúde.


Essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais as diferentes partes das plantas são usadas pelo ser humano em uma variedade de aplicações, incluindo alimentos, medicamentos, materiais de construção e muito mais.

Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

👜

👜