🧗O Brasil é um país de gente feliz?


O Brasil sempre foi conhecido por ser um país de gente alegre e hospitaleira!


Em qualquer lugar do mundo, quando se pergunta a respeito do Brasil é frequentemente a resposta  associada ao futebol e Carnaval. 
Mas será que o povo brasileiro é mesmo um povo feliz? 

Ser alegre e hospitaleiro pode ser referências confiáveis e que  refletem o grau da felicidade mesmo?
 
Infelizmente o Brasil não está na lista dos 7 países mais felizes do mundo porque atualmente enfrenta uma série de desafios sociais e econômicos. 

O desemprego é alto, a corrupção é endêmica, os salários são baixos e a qualidade de vida é precária.
A maioria dos brasileiros hoje são endividados e preocupados com que será do futuro e se o amanhã será possível continuar a lutar. 

1- Existem desigualdades sociais no Brasil?

 Além disso, o Brasil tem uma grande discrepância social, com uma pequena elite rica e uma grande massa de pobres, que só gera insegurança e desconforto para todos e especialmente para aqueles que têm mais dinheiro. 

A violência também é um problema grave no Brasil, com altas taxas de homicídios e crimes violentos.
No entanto, apesar desses desafios, o povo brasileiro é conhecido por sua alegria e espiritualidade. 

Os brasileiros são uma gente hospitaleira e acolhedora, e adoram celebrar a vida. Eles também são muito orgulhosos de sua cultura e história, isso é o que muita gente estrangeira pensa acerca do povo brasileiro. 

2- O povo brasileiro é um povo feliz?

É difícil dizer se o povo brasileiro é feliz ou não.
 
Depende do que cada um considera felicidade. 

Se a felicidade é definida como ter uma vida sem desafios, então os brasileiros provavelmente não são felizes. 

Mas se a felicidade é definida como ter capacidade de enfrentar a vida, mesmo diante das dificuldades, então os brasileiros provavelmente são felizes.

No final das contas, a felicidade é uma experiência individual. 

O que faz uma pessoa feliz pode não fazer outra pessoa feliz. 

Não há uma resposta definitiva para a pergunta de se o povo brasileiro é feliz ou não.

Mas um dos maiores desafios que a sociedade enfrenta que leva infelicidade a muita gente é o preconceito social e racial 


3- Por que o preconceito causa a infelicidade?

O preconceito que tanto oprime e marginaliza o ser humano causando a marginalidade e a criminalidade. 

O preconceito e o racismo são problemas profundos e complexos que nasceram com o abandono do povo africano escravizado e isso afeta toda a sociedade brasileira de várias maneiras até os dias de hoje. 

A diversidade cultural tão celebrada nas músicas e  nos poemas não chega na nossa realidade  do dia a dia, que na verdade só enfrentamos o racismo estrutural e o preconceito social que persistem na vida cotidiana. 

O racismo no Brasil está enraizado de uma forma muito enraizada e ao mesmo tempo sutil e penetra toda a economia e política e isso perpetua as desigualdades, pois políticos e pessoas mais ricas que tem o poder de fazer algo para os menos favorecidos não tomam a atitude de fazer algo para mudar e isso impossibilita a muitas pessoa o acesso a educação, oportunidade de emprego, moradia, justiça e saúde

A falta de conhecimento e oportunidade gera a pobreza por conta dos altos lucros das indústrias e a desonestidade dos governantes e perpertua a miséria no Brasil que só faz o Brasil ser um país desvalorizado perante o mundo. 


4- Por que existe tanta criminalidade no Brasil?

O Brasil desde o seu achamento pelas caravelas portuguesas e a imposição da escravatura e a forma como foi feita a abolição que gerou mais discriminalização e a sociedade marginalizou pessoas sem direitos trabalhistas gerou uma grande quantidade de pessoas sem estudos, nem conhecimento e recursos que possibilitassem sua inserção na sociedade foi o que mais gerou tanta discrepancia social e econômica no nosso país e consequentemente a revolta e a criminalidade. 

Hoje em dia a criminalidade gerada pelo tráfico de drogas e a vilência policial que atinge muitas vezes o consumidor e não chega nos verdadeiros responsáveis pela desgraça nas ruas afeta de forma desproporcional especialmente a população negra no Brasil que está exposta â vilência e genocídio que assola muitas vezes pessoas inocentes. 
  
Infelizmente, atualmente no Brasil as redes sociais são palco para discursos de ódio, racismo e intolerância. Palavras e idéias discriminatórias e xenofóbicas são disseminadas, contribuindo para o fortalecimento do preconceito e da exclusão social. 

Ainda assistimos por parte de muitas pessoas e autoridades a posição hipócrita de que no Brasil não existe racismo, que vivemos numa meritocracia e que existe oportunidade igual para todos.
 
Redes sociais disseminam discurso de ódio, agravando o preconceito e apesar de tudo isso está explícito em todos os lugares ainda há muitas pessoas que negam o racismo estrutural que foi agravado  com o abandono e a exclusão do povo escravizado, especialmente no nordeste do país enquanto outros povos de outras nacionalidades foram trazidas para o Brasil e receberam terras e benefícios políticos que hoje faz parecer ser um lugar mais evoluído no país.

A escravatura foi iniciada no Brasil no ano de  1530, quando os portugueses implantaram o sistema das capitanias hereditárias, que foi a primeira divisão administrativa e territorial da colonização do Brasil. 
Onde não consideraram o povo indígena como dono das terras. 

Foram 358 anos de escravatura legal, quando em 1888 o regime de escravidão foi abolida, mas a exploração e a discriminação ainda teve continuidade até os dias atuais sob a forma de exclusão e privação de direitos. A escravidão foi abolida há apenas 135 anos, o que é bem pouco para a quantidade de tempo de massacre. 

Claro que muitas pessoas consequem vencer as dificuldades e ter vitórias na vida e ainda bem que isto acontece pois cada vez mais é necessário que as pessoas tenham o seu direito reconhecido como um cidadão brasileiro, mas ainda existe muito trabalho a se fazer e só através da educação, da ética e do entendimento da espiritualidade que se pode combater tantas injustiças que acontecem no Brasil e no mundo. 

5- Existem no Brasil movimentos de combate ao racismo e preconceito?

Apesar de todos esses desafios que enfrentamos ainda existem movimentos sociais e organizações ativistas que lutam contra o racismo e o preconceito, buscando conscientizar a respeito dessa realidade e também ainda existem alguns políticos que colaboram com políticas públicas para beneficiar os que precisam de ajuda e promovendo a igualdade racial. 

Só através da conscientização, da educação e da promoção de políticas de igualdade e apoio podem ajudar a enfrentar essas questões e construir uma sociedade mais justa e com oportunidade para todos.

6- Por que existe uma imagem do brasileiro feliz se a realidade mostra o oposto?

A imagem do brasileiro sendo um povo feliz é uma idéia distorcida pelo carnaval, samba e futebol que na realidade não revela a situação do Brasil por conta da euforia gerada nessas épocas festivas.

Assim como a imagem do político que em época de eleições se preocupa com as desigualdades sociais e com os problemas que existem nas camadas mais pobres do Brasil. 

                                        

O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil

O autor Darcy Ribeiro é um dos maiores antropólogos brasileiros, Ele escreveu o livro "O Povo Brasileiro" é uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país. Este clássico retrata o inconformismo pela desigualdade social e percorre a história da formação da civilização brasileira.

7 - O Brasil pode alcançar uma maior felicidade para o seu povo?

Para o Brasil ser um país de gente feliz a caminhada é longa e necessita do apoio de todos brasileiros que sentem afinidade com essa causa, para que um dia podermos ter um país com um real sentido de amor a nossa Pátria. 

8- Qual a diferença do Brasil em relação aos países que são considerados felizes?


Nos países onde as pessoas são consideradas mais felizes existe uma maior igualdade social e econômica. 

As pessoas têm direito às boas escolas e tanto ricos como pobres estudam nos mesmos colégios. 

A educação nas escolas é também voltada para o senso prático da vida, onde os alunos também aprendem tarefas domésticas e onde existe mais igualdade entre homens e mulheres.

Onde existe menos racismo, preconceito e discriminação as pessoas podem se sentir mais inseridas na sociedade pelo que são e assim podem se sentir mais felizes e realizadas. 

9- Quais os parâmetros da medição de felicidade de um povo?

A ONU afirma revela os parâmetros que indicam se um os habitantes daquele país são felizes como por exemplo uma expectativa de vida saudável, quantidade média de rendimento por pessoa, o apoio social no momento da dificuldade, a baixa corrupção, a confiança social das pessoas,  o nível de generosidade da população e a possibilidade de liberdade para tomar decisões pessoais.  

10- Qual música pode nos fazer refletir sobre essa realidade triste brasileira?

A música "A Vida é Desafio" dos Racionais MC's é uma expressão poderosa da realidade das camadas mais marginalizadas da sociedade brasileira. 

Ela revela as complexidades e desafios enfrentados por muitas pessoas nas comunidades periféricas, destacando que o Brasil não é um lugar de felicidade igual para todos. 

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a música aborda essa questão:
  • A música menciona a violência, a discriminação racial e a falta de justiça, destacando como esses fatores afetam a qualidade de vida das pessoas.
  • O cantor ressalta  a falta de segurança e a sensação de impunidade em muitas comunidades, pois tanto bandidos na favela como no planalto central continuam livres e o povo que sofre e que vai para cadeia. 
  •  A letra aborda a luta para sobreviver em meio às dificuldades financeiras, onde o dinheiro é escasso e as oportunidades são limitadas e tudo isso contrasta com a ideia de um Brasil próspero e feliz.
  • A música mostra a sensação de que os sonhos e aspirações podem parecer inalcançáveis para aqueles que enfrentam essas circunstâncias difíceis, o que pode afetar profundamente a sensação de felicidade e realização pessoal.
Em suma, "A Vida é Desafio" é uma crítica à realidade das desigualdades sociais, econômicas e raciais presentes no Brasil. 

A música destaca que, para muitos, o país não é um lugar de prosperidade e felicidade, mas sim um ambiente onde os desafios são intensos e as condições adversas afetam profundamente a qualidade de vida.

 Ela revela  a voz e as experiências daqueles que muitas vezes são marginalizados e esquecidos pela sociedade.





A Vida É Desafio
Racionais MC's

Tem que acreditar!
Desde cedo a mãe da gente fala assim:
Filho: por você ser preto, você tem de ser duas vezes melhor!
Ai passado alguns anos eu pensei:
Como fazer duas vezes melhor se você está 100 vezes atrasado?
Pela escravidão, pela história, pelo preconceito, pelos traumas, pelas psicoses!
Por tudo que aconteceu.
Duas vezes melhor como?
Ou melhor ou o pior de uma vez!
Sempre foi assim!
Se você for escolher o que estiver mais perto de você
dentro da sua realidade
Você vai ser duas vezes melhor como?
Quem foi que inventou isso ai? 
Quem foi o pilantra que inventou isso ai?
Acorda para vida rapaz!


É necessário sempre acreditar que o sonho é possível
Que o céu é o limite e você, truta, é imbatível
Que o tempo ruim vai passar, é só uma fase
Que o sofrimento alimenta mais a sua coragem

Que a sua família precisa de você
Lado a lado se ganhar pra te apoiar se perder
Falo do amor entre homem, filho e mulher
A única verdade universal que mantém a fé

Olho as crianças que é o futuro e esperança
Que ainda não conhecem, não sentem o que é ódio e ganância
Eu vejo o rico que teme perder a fortuna
Enquanto o mano desempregado, viciado, se afunda

Falo do enfermo, (irmão) falo do são (então)
Falo da rua que pra esse louco mundão
Que o caminho da cura pode ser a doença
Que o caminho do perdão às vezes é a sentença

Desavença, treta e falsa união
A ambição é como um véu que cega os irmão
Que nem um carro guiado na estrada da vida
Sem farol no deserto das trevas perdidas

Eu fui orgia, ébrio, louco, mas hoje ando sóbrio
Guardo o revólver quando você me fala em ódio
Eu vejo o corpo, a mente, a alma, o espírito
Ouço o repente e o que diz lá no canto lírico

Falo do cérebro e do coração
Vejo egoísmo, preconceito de irmão pra irmão
A vida não é o problema, é batalha, desafio
Cada obstáculo é uma lição, eu anuncio

É isso aí, você não pode parar
Esperar o tempo ruim vir te abraçar
Acreditar que sonhar sempre é preciso
É o que mantém os irmãos vivos

Várias famílias, vários barracos
Uma mina grávida
E o mano tá lá trancafiado
Ele sonha na direta com a liberdade

Ele sonha em um dia voltar pra rua longe da maldade
Na cidade grande é assim
Você espera tempo bom e o que vem é só tempo ruim
No esporte, no boxe ou no futebol

Alguém sonhando com uma medalha o seu lugar ao sol, porém
Fazer o que se o maluco não estudou
500 anos de Brasil e o Brasil aqui nada mudou
Desesperô aí, cena do louco

Invadiu o mercado farinhado armado e mais um pouco
Isso é reflexo da nossa atualidade
Esse é o espelho derradeiro da realidade
Não é areia, conversa, xaveco

Porque o sonho de vários na quebrada é abrir um boteco
Ser empresário não dá, estudar nem pensar
Tem que trampar ou ripar pros irmãos sustentar
Ser criminoso aqui é bem mais prático

Rápido, sádico, ou simplesmente esquema tático
Será instinto ou consciência
Viver entre o sonho e a merda da sobrevivência

Conheci o paraíso e eu conheço o inferno
Vi Jesus de calça bege e o diabo vestido de terno
No mundo moderno, as pessoas não se falam
Ao contrário, se calam, se pisam, se traem, se matam

Embaralho as cartas da inveja e da traição
Copa, ouro e uma espada na mão
O que é bom é pra si e o que sobra é do outro
Que nem o sol que aquece, mas também apodrece o esgoto

É muito louco olhar as pessoas
A atitude do mal influencia a minoria boa
Morrer à toa, que mais? Matar à toa, que mais?
Ser presa à toa , sonhando com uma fita boa

A vida voa e o futuro pega
Quem se firmô, falô
Quem não ganhou, o jogo entrega
Mais um queda em 15 milhões

Na mais rica metrópole, suas várias contradições
É incontável, inaceitável, implacável, inevitável
Ver o lado miserável se sujeitando com migalhas, favores
Se esquivando entre noite de medo e horrores

Qual é a fita, a treta, a cena?
A gente reza, foge, continua sempre os mesmo problema
Mulher e dinheiro tá sempre envolvido
Vaidade, ambição, munição pra criar inimigo

Desde o povo antigo foi sempre assim
Quem não se lembra que Abel foi morto por Caim
Enfim, quero vencer sem pilantrar com ninguém
Quero dinheiro sem pisar na cabeça de alguém

O certo é certo na guerra ou na paz
Se for um sonho não me acorde nunca mais
Roleta russa, quanto custa engatilhar?
Eu pago o dobro pra você em mim acreditar

É isso ai você não pode parar
Esperar o tempo ruim vir te abraçar
Acreditar que sonhar sempre é preciso
É o que mantém os irmãos vivos
E sonhar, e sonhar......e sonhar



Referência Bibliográfica:

CNN. World Happiness Report: os países mais felizes do mundo em 2022. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/noticias/world-happiness-report-os-paises-mais-felizes-do-mundo-em-2022/. Acesso em: 28 ago. 2023.

BRASIL, Agência. Número é o maior da série histórica iniciada em janeiro de 2010. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-07/pesquisa-mostra-que-785-das-familias-brasileiras-estao-endividadas. Acesso em: 28 ago. 2023.


#racismo, 
#preconceito, #corrupçãonobrasil, #marginalidadenobrasil, #qualidadedevida, #discrepânciasocial, #desempregonobrasil, #violêncianobrasil,


Silviane Silvério

Naturóloga e Biomédica, especialista em Plantas Medicinais, Dieta Natural e Iridologia CRTH-BR 1741

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

👜

👜