Saber se expressar é fundamental para qualquer pessoa.
Ter educação, falar com respeito e evitar palavras ofensivas deve estar anotado no caderno de todo mundo. Saber se posicionar diantes das pessoas é algo que precisa ser mais valorizado, principalmente hoje em dia que a ofensa, a acusação e julgamento virou moda nas redes sociais.
Possivelmente se as pessoas praticassem expressões mais humanizadas o mundo teria menos guerras e desentendimentos, pois em todos tipos de relações existem as crenças, conhecimentos e opiniões que podem divergir e interferir nos diálogos e mais delicado se torna quando é imposto aquilo que a se acredita.
A verdade é um processo contínuo estado de expansão, pois hoje o que temos como verdade amanhã já pode não ser mais, por isso é muito importante, termos animo leve com as opiniões e levarmos em consideração a sombra da dúvida, pois ainda não temos conhecimento total da luz do entendimento.
1- Como podemos nos expressar melhor para as outras pessoas?
Em primeiro lugar é preciso ter em consideração que a coisa mais importante a ter em mente para nos expressar melhor diante das outras pessoas é o respeito.
Toda pessoa merece respeito, independente dos seus erros. errar é humano, todos nós erramos.
Embora entender que todos nós erramos, não faz a aceitação do errado, mas de sim de saber respeitar a capacidade do outro e evitar os desentendimentos.
Muitas vezes não conseguimos nos expressar melhor porque também não conseguimos escutar os outros. Quando temos paciência de ouvir a outra pessoa, também passaremos a ter calma para expressar melhor nossas idéias de uma forma que cause menos conflitos e mais entendimento.
Quando estamos interagindo com as outras pessoas é muito importante também ser claro e conciso, evitando jogos ou falar uma coisa e estar pensando outra. Falar de uma maneira clara pode tornar você uma pessoa mais autêntica e íntegra.
É natural que em conversas os ânimos começam a inflamar, pois temos um ego e muitas vezes queremos que as coisas sejam da nossa maneira, mas se você aceitar isso e tiver isso em consideração pode observar mais a forma como está reagindo nas situações, olhando a sua linguagem corporal e verbal e procurar corrigir para uma forma mais positiva.
Procurar se comunicar com as pessoas de maneira que elas entendam é muito importante, pois muitas vezes pessoas que gostam de ler e estudar acabam por aprender mais vocabulário, só que a maioria das pessoas não tem tanto conhecimento e se você usar palavras mais rebuscadas pode não ser claro e até ser mal interpretado pelas outras pessoas.
Quando no meio de uma conversa algo alterar o seu estado de espírito, observe a sua emoção no peito e que está diretamente ligada ao seu tom de voz. A emoção muitas vezes está fora do nosso controle de ser acionada, é como um interruptor que se liga sozinho, mas se você tiver isso em consideração você pode respirar e buscar um controle emocional e evitar as reações extremadas.
Quando queremos melhorar nossa comunicação verbal e não verbal pode ser interessante nos olharmos no espelho e ver como fica nosso semblante diante de situações de constrangimento, assim a gente pode se perceber um pouco mais e como evitar se deixar dominar pelos sentimentos negativos.
Cultivar a empatia entre as pessoas é fundamental por que sem relações o ser humano é um ser sem sentido pois o sentido da vida é viver, aprender e crescer como pessoa e para isso precisamos interagir.
Aprimorar suas habilidades de comunicação ajuda a transmitir suas ideias de forma eficaz e a construir relacionamentos mais saudáveis e produtivos.
2- Você se sente feliz de ser quem você é?
Nossas ações só mostra aquilo que somos e nós somos aquilo que pensamos, por isso quando a nossa forma de expressar não está fluindo, possivelmente é interessante pensar se você está feliz como você é.
Quantas vezes você para e pensa se você está fazendo o que é para ser feito?
Existem várias atividades vazias em que perdemos tempo com coisas que não levam a nada e mais tarde estamos sujeitos a vida não ser do jeito que a gente quer e ai então vamos buscar culpados para a nossa situação e não vemos que a razão está em nós mesmos.
Não estou falando que tudo que a gente vive é apenas consequência das nossas escolhas, pois nós vivemos num mundo onde interagimos com outras pessoas que também agem e existe os místerios da vida que ainda não entendemos, mas sempre de alguma forma podemos achar um jeito de de levantar sacudir a poeira e dar a volta por cima.
Mas com certeza boa parte do que a gente faz é a razão de sermos ou não felizes com a vida e com nós mesmos.
Ter em consideração que a empatia e o respeito pode melhorar significativamentet nossa forma de nos expressar para as outras pessoas e assim proporcionar relacionamentos mais saudáveis e que estimulem o bem estar.
Este livro desafia a explorar quem você é verdadeiramente, questionando seu propósito e padrões de vida. Destaca que o autoconhecimento é fundamental para produtividade e motivação, oferecendo questões provocativas para diferenciar suas necessidades das exigências externas. Propõe identificar limites, fraquezas, talentos e medos, guiando-o na construção do "Segundo Mundo" dinâmico, gerado de dentro para fora. Ideal para quem busca viver com propósito, abordando temas como crenças limitantes, relacionamentos abusivos, autoconfiança e produtividade. O autor, Di Saval, filósofo e especialista em desenvolvimento pessoal, oferece insights valiosos para uma vida mais autêntica e satisfatória.